A consciência fonológica e a emergência da leitura e escrita turma T1
Apresentação
Esta ação corresponde à reacreditação de uma outra registada com o número CCPFC/ACC-87948/16. A aprendizagem da leitura e da escrita inicia-se antes da entrada formal na Escola, sendo essencial o desenvolvimento do conhecimento linguístico e particularmente da consciência fonológica. Neste sentido, é fundamental o aprofundamento do conhecimento desta temática pelos docentes para que desenvolvam com os seus alunos processos de avaliação, intervenção e de prevenção de dificuldades nesta aprendizagem de modo eficiente e eficaz. Os estudos realizados nos últimos anos (Morais, Sim-Sim, entre outros) ajudaram a clarificar a forma como as crianças aprendem a ler e a escrever, evidenciando o importante papel que os educadores e professores podem desempenhar, mesmo antes do seu ensino formal, pois é a partir dos primeiros contactos com o Jardim de Infância e a Escola que o processo da aprendizagem deverá ser potenciado. Esta é também uma necessidade que emerge das escolas e dos seus docentes, que pretendem através desta oficina melhorar o seu desempenho profissional, levando os seus alunos a adquirir as competências que lhes possibilitem um maior sucesso escolar.
Destinatários
Docentes dos grupos 100, 110 e 910
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos grupos 100, 110 e 910. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Docentes dos grupos 100, 110 e 910.
Objetivos
- Estimular uma perspetiva de reflexão-ação que promova a análise das práticas, a sua socialização, bem como o desenvolvimento dos meios processuais e técnicos que permitam uma intervenção adequada em contexto de sala de aula - Produzir material pedagógico como fonte de orientação e aplicação na sala de aula e refletir sobre a sua adequação - Reconhecer a importância das conceções e representações das crianças sobre linguagem escrita na sua aprendizagem - Promover a reflexão conjunta sobre os processos de construção da linguagem escrita - Implementar estratégias e práticas adequadas ao desenvolvimento da consciência linguística e em particular da consciência fonológica - Perspetivar estratégias de intervenção a nível da consciência linguística e da consciência fonológica - Levar os docentes a refletir sobre a influência das suas práticas na qualidade da aprendizagem da escrita e da leitura - Proporcionar a mudança ou a melhoria das práticas pedagógicas e da aprendizagem das crianças nesta área
Conteúdos
- Fala, linguagem e conhecimento linguístico. - Consciência fonológica: noção e diferentes níveis; sua relação com a aprendizagem da língua (leitura e escrita). - Implementação de estratégias que visem a avaliação e o desenvolvimento da consciência linguística e em particular da consciência fonológica nas crianças. - Os conceitos de leitura e escrita e sua relação com as práticas pedagógicas correspondentes. - A relação entre a oralidade, a leitura e a escrita. - Compreensão e desenvolvimento das conceções precoces da linguagem escrita que as crianças possuem. - Implementação de atividades pedagógicas que potenciem a compreensão das principais características do sistema de escrita da Língua Portuguesa. - Debate sobre os diversos contributos apresentados e conducentes ao conhecimento pelo grupo de metodologias e práticas de avaliação e desenvolvimento da consciência fonológica no processo de ensino e aprendizagem da leitura e escrita. - Caracterização do papel do docente no processo de ensino e aprendizagem da linguagem escrita e na superação das dificuldades que os alunos possam enfrentar.
Metodologias
Presencial: Pretende-se que esta oficina responda às necessidades dos docentes nela envolvidos, levando a uma maior competência e um melhor desempenho na orientação do processo de ensino e aprendizagem inicial da leitura e da escrita. Centrando-se nas práticas pedagógicas e tendo como base um processo de reflexão-ação, deverá assegurar 15 horas presenciais divididas em 5 sessões teórico-práticas de 3 horas para: - Abordagem de conteúdos, recorrendo a apresentações do formador, análise de documentos, partilha de conhecimentos e experiências; - Definição de orientações metodológicas a concretizar em sala de aula; - Conceção e partilha de estratégias e materiais; - Reflexão e avaliação conjunta sobre a aplicação em sala de aula das estratégias delineadas e dos materiais produzidos. Trabalho Autónomo: As 15 horas não presenciais destinadas a trabalho autónomo de programação e concretização de estratégias e materiais em contexto de sala de aula, pressupondo também a reflexão individual sobre a sua pertinência e funcionalidade. Deste modo, as sessões presenciais serão espaçadas no tempo para que entre elas seja possível desenvolver e analisar todo o trabalho autónomo que será alvo de reflexão posterior em grupo.
Avaliação
Os formandos são avaliados de acordo com as regras previstas no regulamento interno do centro de formação bem como a legislação vigente aplicável. Os formandos serão informados que a para sua avaliação serão tidos em conta os seguintes parâmetros/critérios: - Participação nas sessões presenciais em que será tido em conta a realização das tarefas nas sessões presenciais; - Relatório/trabalho de reflexão individual onde deverá constar memória descritiva do trabalho do formando nas sessões presenciais e o produto do trabalho autónomo apresentado.
Bibliografia
ADAMS, Marilyn Jager (2006). Consciência fonológica em crianças pequenas. Porto Alegre: Artemed.ALVES MARTINS, Margarida A. e CASTRO NEVES, Manuela C. (1994). Descobrindo a Linguagem Escrita. Lisboa: Escolar Editora.AMOR, Emília (1994). Didáctica do Português Fundamentos e metodologia. Lisboa: Texto Editora.BARBEIRO, Luís (1998). O Jogo no Ensino Aprendizagem da Língua. Leiria: Legenda.Ver documento em anexo
Anexo(s)
Formador
Celine Isabel Monteiro Marcelino
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 07-01-2026 (Quarta-feira) | 17:45 - 20:45 | 3:00 | Presencial |
| 2 | 14-01-2026 (Quarta-feira) | 17:45 - 20:45 | 3:00 | Presencial |
| 3 | 21-01-2026 (Quarta-feira) | 17:45 - 20:45 | 3:00 | Presencial |
| 4 | 28-01-2026 (Quarta-feira) | 17:45 - 20:45 | 3:00 | Presencial |
| 5 | 11-02-2026 (Quarta-feira) | 17:45 - 20:45 | 3:00 | Presencial |